Milhares de brasileiros já foram contatados por chamadas
de telemarketing que não estavam interessados. As queixas sobre ligações
indesejadas cresceram cerca de 23% no Reclame Aqui, site de reclamações contra
empresas, no último ano, segundo destaca o jornal O Dia. Para evitar incômodos, a publicação sugere algumas
medidas que podem ser tomadas pelos consumidores: Aplicativos: algumas
ferramentas prometem bloquear ligações e mensagens. Entre eles os apricativos
TrueCaller e o Call Blocker.
Configurações: os
usuários podem impedir chamadas e mensagens de números específicos ou restritos
a partir das configurações de alguns celulares. É possível adicionar números,
um a um, em uma lista de bloqueio. Para saber como proceder, consulte o manual
de instruções ou o fabricante.
Operadoras: existe a
possibilidade do consumidor informar às companhias de telefonia fixa e móvel
que não desejam ser procurados por elas, pedindo para que o seu contato
telefônico seja retirado da base de dados.
Direitos: é importante
destacar que os consumidores incomodados podem procurar os órgãos de defesa do
consumidor para resolver conflitos no campo administrativo. A Delegacia do
Consumidor e o Judiciário também podem ser acionados.
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