quarta-feira, 30 de agosto de 2017

TECNOLOGIA - Como funcionam os robôs que 'discutem' política nas redes sociais Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/08/29/Como-funcionam-os-rob%C3%B4s-que-discutem-pol%C3%ADtica-nas-redes-sociais?utm_source=socialbttns&utm_medium=article_share&utm_campaign=self © 2017 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida

Você já brigou sobre política com um robô hoje? Milhares de conversas e discussões são travadas em redes sociais diariamente por causa de posições políticas ou de convicções ideológicas. A maior parte dos que participam desses diálogos provavelmente não sabe, no entanto, que uma parte considerável dessas interações se dá entre seres humanos e robôs, ou “bots”, como também são comumente chamados hoje.

De acordo com um estudo publicado em agosto, cerca de 10% das interações no Twitter relacionadas às eleições presidenciais de 2014 foram realizadas por contas vinculadas a robôs. Na época dos protestos contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o número chegou aos 20%. A mesma porcentagem foi observada nas interações com participação de apoiadores do senador Aécio Neves durante o segundo turno das eleições de 2014.

O levantamento é um trabalho do Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Foram analisados 2.153 perfis do Twitter suspeitos de serem totalmente automatizados ou “ciborgues” (operados por robô e humano). Sua atuação foi examinada em momentos relevantes da política nacional, como o debate das eleições presidenciais de 2014, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015, e as eleições municipais paulistanas, em 2016.

Partindo da realidade de que as redes sociais e a internet se tornaram plataformas de discussão e informação políticas essenciais para a sociedade atual, o estudo alerta para uma realidade em que os robôs têm conseguido influenciar opiniões pessoais e o debate como um todo. “O surgimento de contas automatizadas permitiu que estratégias de manipulação, disseminação de boatos e difamação, comumente usadas em disputas políticas, ganhassem uma dimensão ainda maior nas redes sociais”, conclui o estudo. A FGV defende que essa situação torna necessária a identificação deste tipo de conta a fim de diferenciar interações verdadeiras de falsas, especialmente às vésperas de um ano eleitoral.

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