quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

MESSIAS TARGINO - Dra Lasara reforça orientações da SBP sobre o uso de eletrônicos e internet para crianças e adolescentes



A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lançou o manual de orientação para médicos, pais, educadores, crianças e adolescentes sobre como lidar com a internet. Ao tomar conhecimento, a pediatra Dra Lasara, parabenizou a iniciativa e reforça que as orientações são muito importante. O documento foi inspirado em estudos e recomendações internacionais e adaptadas à realidade nacional. As regras práticas versam sobre cuidados ao utilizar a webcam, respeito no ambiente online e sobre limites para o uso de dispositivos eletrônicos.

As primeiras orientações do manual chamam a atenção para o tempo de uso da tecnologia digital. Neste contexto, a SBP pede que esse período seja limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento dos jovens. Crianças entre dois e cinco anos, por exemplo, devem ficar expostos a estes conteúdos por no máximo uma hora por dia. 

Além disso, os pediatras desencorajam e pedem para que seja evitado ou até proibida a exposição passiva às telas digitais, com acesso a conteúdos inapropriados de filmes e vídeos, para crianças com menos de dois anos, principalmente, durante na hora das refeições ou nas horas que antecedem o sono.

Conversar sobre as regras de uso da internet, sobre o nível de segurança e privacidade e sobre nunca compartilhar senhas, fotos ou informações pessoais ou se expor a pessoas desconhecidas, também fazem parte das recomendações. Os pediatras também incentivam os pais e responsáveis a monitorar os sites, programas, aplicativos e vídeos que crianças e adolescentes acessam, visitam ou trocam por mensagens, sobretudo nas redes sociais.

Para Dra Lasara é preciso Avaliar/aconselhar/orientar sobre o tempo de uso diário das tecnologias e celulares, videogames e computadores durante a entrevista ou consulta e correlacionar com os sintomas apresentados por crianças e adolescentes. "Também é bom avaliar hábitos de sono, alimentação, exercícios, comportamentos e condutas com os colegas na escola, além do rendimento escolar e da dinâmica familiar. Prescrever Natureza e atividades ao ar livre, sempre que necessário", alerta a pediatra.

Dra Lasara também orienta pais ou responsável pela criança para conversar com seus filhos sobre a Internet e também sobre as redes sociais e quais os sites que são mais apropriados, de acordo com o desenvolvimento e a maturidade de cada um, compartilhando o uso positivo das tecnologias digitais com seus fi lhos nas tarefas de rotina ou lazer, mas sem invadir os espaços e as mensagens de cada um. Fazer uma lista de sites recomendados, conversar sobre os perigos e riscos da Internet ou encontros com pessoas desconhecidas em redes sociais ou fora delas.

São algumas das orientações as crianças:
- Não marque bobeira à toa!
- Cuidado, desconfie de mensagens esquisitas ou confusas. 
- Aprenda a bloquear mensagens ofensivas ou que zombem de você! 
- A senha é só sua, não a compartilhe com ninguém, ninguém mesmo! 
- Única exceção apenas para seus pais que são os responsáveis por você até completar os 18 anos, legalmente.

Mais informações e marcação de consultas, você pode ligar para (84) 99632 4063

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Tony Leandro

Hoje queremos parabenizar o nosso amigo Tony Leandro, que completa mais um ano de vida. Desejamos a este grande ser humano, muit...