O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) emitiu um comunicado oficial informando novidades na CNH Digital. Agora, para conseguir esse documento virtual, o motorista não precisa mais ir ao Detran do seu estado a fim de conseguir uma liberação.
Aprenda como cadastrar CNH Digital no celular
Em vez disso, o próprio aplicativo, o Carteira Digital de Trânsito, agora conta com um recurso biométrico que consegue identificar o motorista remotamente. Basta apenas usar a câmera frontal do smartphone para fazer um selfie e aguardar a confirmação.
A câmera frontal ainda realiza uma “prova de vida”, exigindo que o usuário faça algum movimento com o rosto, evitando que criminosos consigam autenticar uma CNH Digital com uma foto do dono. Essa novidade está disponível para Android e iOS a partir de hoje (20) e já pode ser utilizada em todo o país.
Desde o lançamento da CNH Digital, apenas 620 mil dos mais de 60 milhões de brasileiros habilitados a dirigir haviam gerado o documento em seus smartphones. Com a novidade, a Serpro espera maior adoção.
“A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran. Mas, agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”, Alexandre Baldy, atual ministro das cidades.
Como obter
A CNH Digital pode ser utilizada por todos os motoristas que possuem a versão mais recente da carteira em papel, emitida a partir de maio de 2017, com um código QR impresso na parte interna.
Passo 1: faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store.
Passo 2: faça o cadastro requerido na primeira inicialização do aplicativo. O usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro.
Passo 3: Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”.
Passo 4: você poderá emitir a CNH Digital de três maneiras: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado”. Apenas a primeira não requer comparecimento ao Detran.
Passo 5: escolhendo a opção "pelo celular", o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, ele faz a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado.
Passo 6: com essa validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CNH Digital no dispositivo móvel.
Passo 7: por fim, o app solicita a criação de uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado.
A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. Com informações do Portal TechMundo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Tony Leandro
Hoje queremos parabenizar o nosso amigo Tony Leandro, que completa mais um ano de vida. Desejamos a este grande ser humano, muit...
-
NATAL-RN: MULHER MORRE AO CAIR DE APARTAMENTO NA PRAIA DO MEIO NO INÍCIO DA TARDE DESTA QUINTA FEIRAUm mulher morreu ao cair de um apartamento localizado na Praia do Meio em Natal, até o momento não se sabe a causa da morte. A Polícia Mi...
-
A igreja de Santa Teresinha na tarde deste domingo (12), esteve lotada para o ultimo adeus a Lazaro Joaquim Roberto, Lazaro de Liuliu ou L...
-
A Câmara Municipal de Triunfo Potiguar, sob a presidência do vereador Antonio Jean Lopo, publicou resultado da licitação (tipo dispensa) ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário