quarta-feira, 22 de agosto de 2018

ECONOMIA | Economista dá dicas para que aumento na tarifa de energia seja menos impactante


A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou um aumento de mais de 15% no preço da conta de energia nos municípios abrangidos pela Energisa Paraíba. Este começa a valer a partir do dia 28 de agosto e a motivação para o aumento são os gastos na geração de energia para os estados.

Segundo o economista Everton Dantas, há tributos dos quais é impossível a população se livrar, quando os mesmos estão atribuídos a gêneros de primeira necessidade, como é o caso da energia elétrica.

– As variações percebidas nesses últimos anos têm grande influência da sazonalidade das chuvas e isso impacta muito no bolso das famílias. Este impacto é diferente para quem recebe um salário mínimo e para quem receber até 10, por exemplo. As alternativas que vem sendo tratadas nacionalmente é no sentido de que as famílias e empresas busquem a redução do consumo, ou seja, que o faça de maneira consciente – disse.

O economista ainda disse que uma forma de economizar com a energia elétrica é trocar as lâmpadas normais pelas de LED, trocar a geladeira para uma mais econômica, entre outros. O que pode causar um custo inicial maior, ao longo do tempo pode ser revertido em maior benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALTO DO RODRIGUES - Aniversariante do dia: Tony Leandro

Hoje queremos parabenizar o nosso amigo Tony Leandro, que completa mais um ano de vida. Desejamos a este grande ser humano, muit...