Desde o seu lançamento, no dia 14 de dezembro de 2017, o
“Disque Justiça” do Tribunal de Justiça do RN já atendeu 970 pessoas, em sua
maioria sobre a tramitação de processos. Instalada no Fórum Miguel Seabra
Fagundes, em Natal, a Central de Atendimento ao Jurisdicionado evita que as
partes se desloquem até as secretarias judiciárias para obter informações que
podem ser prestadas de forma mais ágil pela unidade. Por meio do telefone 0800-2800159 (ligação gratuita), de
segunda a sexta-feira, o cidadão pode obter informações sobre o andamento de
processos de primeira instância e dos Juizados Especiais – de todas as comarcas
do Estado, endereços e horários de funcionamento das unidades do Poder Judiciário
potiguar, além de orientações sobre os plantões judiciais.
O serviço do TJRN vem tendo uma demanda crescente: em
dezembro foram prestados 50 atendimentos; número que passou para 332
atendimentos em janeiro; chegando a 588 atendimentos em fevereiro, totalizando
970 assistências prestadas pela Central de Atendimento ao Jurisdicionado.
O Disque Justiça conta com uma equipe de cinco atendentes
e seu coordenador. Segundo as estatísticas do mês de fevereiro, 93% dos
atendimentos (546) foram referentes a informações processuais, com tempo médio
de 15 minutos de duração. Holder aponta que embora essa seja a duração média do
atendimento, já houve casos de atendimentos superiores a uma hora, tamanha a
quantidade de perguntas e o nível de detalhamento pedido, e que foram respondidos
pelo Disque Justiça. Um dos diferenciais do serviço é a linguagem utilizada
pelos atendentes para o esclarecimento das informações, trabalhada para evitar
o uso desnecessário de termos técnicos, “procurando sempre facilitar o
entendimento do cidadão” esclarece.
O coordenador da Central relata que o Disque Justiça já
foi elogiado por usuários pela forma e presteza com a qual obtiveram a informação
desejada. Do mesmo modo, houve relatos de que a partir de sua implantação caiu
o número de ligações recebidas pelas unidades judiciárias e que até mesmo
advogados têm procurado a Central para fazer questionamentos e verificar o
andamento de processos.
Marco Holder explica ainda que a Central de Atendimento
não presta informações sobre processos sigilosos e informações de caráter
privativo. Nesses casos, o usuário é orientado a procurar diretamente a unidade
judiciária.
A Central de Atendimento ao Jurisdicionado funciona de
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Disque Justiça também pode ser acionada
por meio do e-mail disquejustica@tjrn.jus.br, facilitando a transmissão de
documentos. Mas, em fevereiro, praticamente todos os atendimentos (98%) foram
prestados pelo telefone.
SERVIÇO
Disque Justiça
Telefone 0800-2800159 (ligação gratuita)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Informações sobre o andamento de processos de primeira
instância e dos Juizados Especiais – de todas as comarcas do Estado; endereços
e horários de funcionamento das unidades do Poder Judiciário potiguar;
orientações sobre os plantões judiciais.
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